Gucci colore sua nova campanha com soul

A Gucci acerta o passinho com sua nova campanha, apropriadamente chamada “Soul scene”. Nela, combina, graciosamente, northern soul, diversidade racial e a obra do saudoso fotógrafo Malick Sidibé (1936-2016), cultuado por seus vibrantes retratos da juventude do Mali nos anos 60. A música ao fundo é “The night”, de Frankie Valli & The Four Seasons. Lançada em 1972 pelo selo Mowest, ela não alcançou as paradas de sucesso da época, mas foi ressuscitada por DJs do estilo – que floresceu na Inglaterra naquela década –  e segue rodando nas boas pistas do ramo até hoje.

“The night” é um bom retrato do que foi a Mowest, subsidiária californiana da Motown (originalmente de Detroit). Investida do chefão Berry Gordy no ambiente psicodélico de Los Angeles, em busca de conexões e, claro, do ouro hollywoodiano, a empreitada teve vida curta – a ideia de uma Motown hippie não fez a cabeça da rapaziada – mas rendeu uma boa história, relembrada pela excelente coletânea “Our lives are shaped by what we Love – Motown´s Mowest story (1971-1973), de onde “The night” foi extraída.

E se no embalo do comercial da Gucci – assinado pelo fotógrafo Glen Luchford e gravado no clube Mildway, em Londres -, der vontade de saber mais sobre northern soul, subcultura marcada também por danças espertas e visual apurado, o patrão recomenda o excelente documentário da BBC “Northern soul: Keeping the faith”, que dá pra ver abaixo, e o adorável filme “Northern soul”, disponível no Netflix.

(Foto de divulgação)