
Os sons da engrenagem de ‘Ex-Machina’
Concorrente ao Oscar 2016 no próximo domingo, “Ex-Machina”, de Alex Garland, tem dispositivos que merecem elogios: um roteiro instigante e perturbador, um visual minimalista e elegante – não por acaso, o avançado filme britânico foi indicado nessas duas categorias – e a presença magnetizante da modelo/atriz Alicia Vikander, namorada de Michael Fassbender, como a andróide Ava.
Mas também vale sublinhar e destacar a gélida trilha sonora assinada por Geoff Barrow (Portishead) e Ben Salisbury (com a participação do produtor Cuts, na faixa “Bunsen burner”), lançada pelo selo Invada, do próprio Barrow…
…e também marcar com pilot vermelho e envolver em luzes de led o caloroso balanço soulfunk de “Get down Saturday night”, de Oliver Chetham (1948-2013), usado numa das cenas mais desconcertantes do filme (com Sonoya Mizuno e Oscar Isaac sensualizando os circuitos).
Lançada em 1983, hit em bailes charmes do Rio, a música já tinha recebido cargas extras em 2001, no sample em “Voyager”, do Daft Punk; em 2002, na trilha do jogo bandidão “GTA: Vice city”; e em 2003, com uma versão feita pelo projeto Room 5, do produtor italiano Junior Jack, chamada “Making luv”, usada num comercial de desodorante no Reino Unido.
gostei do filme, mas ao mesmo tempo achei tudo mto bobo e óbvio. curti mais a mensagem do “her, que me pareceu mais urgente tbm: tudo que está ali é uma alegoria para um mundo que já vivemos.
obs: é, usei “urgente” como adjeitvo. desculpe. é um comentário autoral. ops.
Bom filme, ótima resenha.